Educação Especial - Links




11/02/2011

A Oficina Pedagógica disponibiliza alguns links relacionados à Educação Especial:

http://sites.google.com/site/banconeetic/sites

http://www.ibc.gov.br/?catid=145&blogid=3&itemid=10110


Planejamento Escolar 2011 - FOTOS

11/02/2011

   A equipe da Oficina Pedagógica de Piracicaba acompanhou o Planejamento Escolar 2011 em várias escolas da região e pode perceber o comprometimento de todas equipes escolares visitadas na programação das atividades, na análise dos dados escolares e estratégias pedagógicas para o sucesso do ano letivo. Agradecemos a acolhida de todos e postamos  algumas fotos disponibilizadas pelas equipes das escolas e PCOPs.


 E.E. Prof. José Mello Moraes


E.E. Bairro Santo Antônio



SESC Piracicaba - Programação


11/02/2011

   O SESC se destaca por oferecer uma programação cultural de excelente qualidade e acessível a todo cidadão. Para quem ainda não costuma frequentar, vale a pena conferir a programação de fevereiro no link abaixo.


http://issuu.com/sescpirasp/docs/fevereiro2011

O retorno da caligrafia


10/02/2011

Por Andréa Marques, do Nota 10


   Reportagem do Jornal Nacional, do último sábado, revelou que jovens que não desgrudam de computadores e celulares estão perdendo um hábito antigo: usar a caneta e o papel pra se comunicar. O resultado é que está cada vez mais difícil decifrar o que eles escrevem. E as aulas de caligrafia voltam a fazer parte do cotidiano dos estudantes. 
fonte: CRE Mario Covas

Um recomeço cheio de esperança



  Muito nos impressionou o espírito que induz a esperar a realização de coisa desejada presente em nossos professores no planejamento escolar deste ano de 2011.
  Presença que foi marcantemente sentida em todas as unidades acompanhadas.
  Lamentamos, entretanto pela impossiblidade de partilhamento desse importante momento com todo o grupo de escolas que compõem a Diretoria de Ensino de Piracicaba.
  A esperança parece ser aquele sentimento capaz de nos dar força para acreditar que sempre é possível uma nova retomada  e desta vez de forma mais certeira.
  Votos de dias letivos pleno de ações que além de eficientes sejam também eficazes.
  Somos parceiros na busca pelo sucesso da aprendizagem de nossos alunos.

Equipe da Oficina Pedagógica


Estude em Harvard sem pagar nada. E no Brasil.


DE SÃO PAULO
Você pode achar que o título dessa coluna é enganoso. Nada disso. Não apenas você pode estudar de graça em Harvard, no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), como em outras universidades de primeiríssima linha sem pagar nada. E sem sair do Brasil. Basta ter acesso a um computador (endereços no www.catracalivre.com.br).
Esse é um bom exemplo do uso da tecnologia para a inclusão, graças a uma visão generosa do mundo acadêmico.
Um dos pioneiros desse tipo de iniciativa foi o MIT, vizinho a Harvard. Começaram a colocar suas aulas na internet, imaginando que, assim, chegariam a uma audiência maior. Depois Harvard seguiu o exemplo. Vieram outras, e a Apple, entre outras empresas de comunicação, decidiram ajudar a disseminação.
Note-se que, para estudar nesse tipo de faculdade, não é apenas obrigado passar por duros testes, mas pagar mensalidade altas, caso não se consiga uma bolsa.
Está aí uma ideia que não custaria muito para as universidades brasileiras tirarem do papel --aliás, existe no Brasil um projeto similar na FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Fonte: Folha Online - 03/02/2011

Cingapura une tradição a método progressista de ensino


Desempenho da educação impressiona professores britânicos visitantes

Mike Baker 
   A chave do sucesso do sistema educacional de Cingapura, considerado um dos melhores do mundo, talvez seja a rara combinação entre ensino e disciplina tradicionais e uma abordagem holística, baseada na criança, concluíram professores britânicos que visitaram o país.
  Atualmente, Cingapura figura entre os três melhores sistemas educacionais do mundo em matemática e ciências, é o quarto melhor país em leitura e, segundo especialistas, está na dianteira do mundo em qualidade de ensino. O detalhe é que um índice de 80% dos alunos cumprem o período mínimo de escolaridade, de 16 anos, mesmo assistindo as aulas na sua segunda língua e em salas com 35 alunos.
  No país, a educação é a maior prioridade do governo, e não é apenas retórica, até porque Cingapura é desprovida de recursos naturais (tem até de importar água) e sabe que só pode sobreviver pela sua capacidade intelectual coletiva.
  Após a visita, organizada pela instituição beneficente CFBT Education Trust, uma diretora assistente de uma escola do centro da Inglaterra disse que esperava encontrar "um currículo bastante tradicional, alunos sentados em fileiras, o professor na frente, estudantes ali prontos para aprender". Na verdade, foi o que ocorreu, afirmou. Mas havia muito mais, relatou a profissional britânica: métodos tradicionais combinados com ideias mais progressistas, um ensino com o foco na criança como um todo e não apenas nos resultados dos exames.
  Durante a visita, professores de Cingapura disseram aprovar a maneira como o ministério apoia as iniciativas direcionando fundos para elas. Como disse um ex-diretor de uma escola do país, o sistema se baseia no "apoio de cima para baixo para iniciativas que vêm de baixo para cima".
  Todos os profissionais de ensino e diretores são contratados do Ministério da Educação e regularmente transferidos de escolas.
  O governo de Cingapura também estimula o aprendizado fora da sala de aula custeando as visitas escolares, os clubes e as atividades extracurriculares, o que permite que elas se tornem compulsórias, explicaram. E os alunos normalmente recebem notas pela participação.  Por fim, no chamado Programa Integrado, escolas com alunos mais capacitados são encorajadas a não exigir exames aos 16 anos, permitindo uma maior flexibilidade do currículo, levando direto o aluno para o nível mais avançado, o que também chamou a atenção dos professores visitantes do Reino Unido.

Fonte: Jornal O Estado de São Paulo

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