Bolsa de estudos para Professores da Educação Básica de Piracicaba



Oficina dos Violões
Projeto: Daniel Duarte
Fomento: Municipal – SEMAC
Parceria: Escola de Música de Piracicaba “Maestro Ernst Mahle”

A Escola de Música de Piracicaba “Maestro Ernst Mahle” torna publica o processo de seleção para CURSOS DE VIOLÃO. Essa iniciativa é subsidiada pela Secretaria de Ação Cultural e tem por objetivo atender:

·         Professores de Educação Básica de Piracicaba (com leitura e iniciação musical);
·         Estudantes de Violão em nível inicial (com leitura e iniciação musical);
·         Violonistas de nível médio e avançado.
   
   
O Benefício total consiste em 30 bolsas de estudos para 03 Cursos sendo um dos cursos para professores de Educação Básica, abaixo:

·     
Violão para Professores de Educação Básica de Piracicaba
Número de Vagas: 10
Número de Oficinas/Encontros: 04 (uma por semana)
Carga horária total: 16h
Leitura e iniciação musical obrigatório para ingresso
Sinopse: As oficinas destinadas à professores de educação básica de Piracicaba tem como objetivo difundir a metodologia do violão clássico como instrumento para a formação musical de alunos em diversos níveis. Desta forma serão abordados aspectos da metodologia de ensino, aprofundamento de técnicas violonisticas e possibilidades de repertório a serem explorados visando resultados pedagógicos satisfatórios.

Detalhamento do Processo:
1 – Inscrição dos interessados as vagas
PERÍODO: 28 de fevereiro à 11 de março de 2011.
LOCAL: Escola de Música de Piracicaba “Maestro Ernst Mahle”
Rua Santa Cruz nº 1155 - Centro – Piracicaba / SP – Brasil / CEP 13419-030
Tel.: (19)3422-2464 - Fax: (19)3422-6270
DOCUMENTOS: Formulário de Solicitação do Benefício
Pré-agendamento da 2ª Fase.
01 cópia do RG
01 cópia do CPF
01 cópia do Comprovante de Endereço

2 – Entrevista
O (a) candidato fará uma apresentação verbal do currículo e repertório, e deverá trazer o instrumento, tempo total de entrevista 15 min.



Encerramento e Divulgação 17 de Março de 2011
Início das atividades 21 de Março de 2011.

Bibliografia para concursos da SEE



 10/02/2011

O Secretário da Educação, à vista do que lhe representou a Coordenadoria de Estudos e
Normas Pedagógicas, Resolve:
Artigo 1º - Ficam incluídos referenciais bibliográficos no Anexo que integra a Resolução SE nº
70, de 26.10.2010, na seguinte conformidade:

I – Professor PEB – I – Ensino Fundamental anos iniciais (1º ao 5º ano)
Livros e Artigos para o Professor PEB-I:
GATTI, Bernadete Angelina (Coord.). Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília:
UNESCO, 2009.
Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001846/184682por.pdf GOMES,
Candido Alberto. A educação em novas perspectivas sociológicas. 4ª ed. rev. e ampl. São
Paulo: EPU, 2005. (Temas básicos de educação e ensino).
LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar:
políticas, estrutura e organização.
São Paulo: Cortez, 2003.
LOPES, Alice Casimiro. Políticas de integração curricular. Rio de Janeiro: UERJ, 2008. (Pesquisa
em educação).
SARMENTO, Manuel; GOUVEIA, Maria Cristina Soares de (Org.). Estudos da infância: educação
e práticas sociais. Petrópolis: Vozes, 2008.
SAVIANI, Dermeval. História das idéias pedagógicas no Brasil. 3ª ed. Campinas, Autores
Associados, 2010. (Memória da educação).
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2003.

II – Professor PEB-II – Ensino Fundamental anos finais (6º ao 9º ano) e Ensino Médio
Bibliografia comum a todas as áreas
Livros e Artigos comuns a todas as áreas GATTI, Bernadete Angelina (Coord.). Professores do
Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.
Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001846/184682por.pdf
GOMES, Candido Alberto. A educação em novas perspectivas sociológicas. 4ª ed. rev. e ampl.
São Paulo: EPU, 2005. (Temas básicos de educação e ensino).
LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar:
políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003.
LOPES, Alice Casimiro. Políticas de integração curricular. Rio de Janeiro: UERJ, 2008. (Pesquisa
em educação).
SARMENTO, Manuel; GOUVEIA, Maria Cristina Soares de (Org.). Estudos da infância: educação
e práticas sociais. Petrópolis - Vozes, 2008.
SAVIANI, Dermeval. História das idéias pedagógicas no Brasil. 3ª ed. Campinas: Autores
Associados, 2010. (Memória da Educação)

III – Diretor de Escola

Livros e artigos para Diretor de Escola FREITAS, Kátia Siqueira de; SOUSA, José Vieira de.
Progestão: como articular a gestão pedagógica da escola com as políticas públicas da educação
para a melhoria do desempenho escolar? - módulo X. Brasília: CONSED, 2009. Disponível em:
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/Downloads/ccs/Modulo10_CE.pdf
GATTI, Bernadete Angelina (Coord.). Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília:
UNESCO, 2009.
Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001846/184682por.pdf
GOMES, Candido Alberto. A educação em novas perspectivas sociológicas. 4ª ed. rev. e ampl.
São Paulo: EPU, 2005. (Temas básicos de educação e ensino).
LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de;
TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo:
Cortez, 2003.
LOPES, Alice Casimiro. Políticas de integração curricular. Rio de Janeiro: UERJ, 2008. (Pesquisa
em educação).
NEUBAUER, Rose; SILVEIRA, Ghisleine Trigo da. Gestão de sistemas escolares: quais caminhos
perseguir? In: SCHWARTZMAN, Simon; COX, Cristián (Ed.). Políticas educacionais e coesão
social: uma agenda latino-americana. Rio de Janeiro: Elsevier; São Paulo: Instituto Fernando
Henrique Cardoso, 2009. cap. 3.
SARMENTO, Manuel; GOUVEIA, Maria Cristina Soares de (Org.). Estudos da infância: educação
e práticas sociais. Petrópolis: Vozes, 2008.
SAVIANI, Dermeval. História das idéias pedagógicas no Brasil. 3ª ed. Campinas, Autores
Associados, 2010. (Memória da educação).

IV – Supervisor de Ensino
Livros e artigos para Supervisor de Ensino
GATTI, Bernadete Angelina (Coord.). Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília:
UNESCO, 2009.
Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001846/184682por.pdf
GOMES, Candido Alberto. A educação em novas perspectivas sociológicas. 4ª ed. rev. e ampl.
São Paulo: EPU, 2005. (Temas básicos de educação e ensino).
LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar:
políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003.
LOPES, Alice Casimiro. Políticas de integração curricular. Rio de Janeiro: UERJ, 2008. (Pesquisa
em educação).
SARMENTO, Manuel; GOUVEIA, Maria Cristina Soares de (Org.). Estudos da infância: educação
e práticas sociais. Petrópolis: Vozes, 2008.
SAVIANI, Dermeval. História das idéias pedagógicas no Brasil. 3ª ed. Campinas: Autores
Associados, 2010. (Memória da educação).
Artigo 2º - Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação.

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