Orientação Técnica sobre Alfabetização






 Publicado em 02/06/2011

A Oficina Pedagógica (PCOPS Ciclo I e Língua Portuguesa) realizou nos dias 24 e 31 de maio Orientação Técnica sobre Alfabetização aos professores de recuperação de Língua Portuguesa. Os encontros tiveram como objetivos apresentar a concepção que norteia o trabalho do Ciclo I, conhecer como os alunos pensam a escrita (hipóteses de escrita), analisar escritas dos alunos, identificando seus saberes e necessidades de aprendizagem, conhecer os procedimentos necessários para realização de Sondagem, conhecer algumas atividades adequadas para alfabetização e modalidades organizativas.
A Sondagem do Sistema de Escrita é um procedimento que deve ser realizado periodicamente tendo como subsídios alternativos o alfabeto móvel, computador, lápis e papel. Nela, o professor dita uma lista de palavras de mesmo campo semântico, sem escandir, ou seja, sem silabar, e pede que o aluno realize a leitura assim que termina de escrever a palavra ditada.
Como atividades de Reflexão sobre o Sistema de Escrita foram apresentadas as seguintes atividades: escrita de listas (histórias lidas, animais, personagens preferidos, material escolar, jogos, supermercado, etc), textos de memória (parlendas, poemas, cantigas), adivinhas, palavras cruzadas.
A competência de ler e escrever não é um processo que se encerra quando o aluno domina o Sistema de Escrita. Ele se prolonga por toda vida, com a crescente possibilidade de participação nas práticas que envolvem a linguagem escrita, o que se traduz na competência de ler e produzir textos dos mais variados gêneros.
 

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