Nova regra de reajuste sairá só em 2012


 18/02/2011



Carol Rocha
do Agora
 
   As regras para o reajuste de salário dos professores da rede estadual de ensino só deverão ser mudadas em 2012. Neste ano, o secretário de Estado da Educação, Herman Voorwald, deverá colher sugestões dos docentes para viabilizar uma possível mudança para o ano que vem.
   Na semana passada, a Secretaria de Estado da Educação criou oficialmente um grupo de trabalho para elaborar propostas de reestruturação do Estatuto do Magistério e do plano de carreira dos servidores. As entidades representativas da categoria também poderão apresentar sugestões durante a elaboração dos projetos. O grupo tem prazo de 90 dias --até meados de maio-- para levar suas propostas ao secretário de Estado da Educação.
   Atualmente, o reajuste para os professores é concedido por meio do Programa de Valorização pelo Mérito e varia entre 25% e 100%. Para conseguir o aumento, é preciso passar por uma avaliação.
 


fonte: http://www.agora.uol.com.br/trabalho/ult10106u877426.shtml
 

Certificados na Oficina Pedagógica


16/02/2011

  Estamos disponibilizando uma planilha dos certificados disponiveis para retirada na Oficina Pedagógica. A lista está em ordem alfabética. Em virtude da grande quantidade de certificados e entregas diárias a lista pode conter certificados já retirados. Acesse o link abaixo para conferir se você tem algum certificado para retirar.
Qualquer dúvida entre em contato através dos telefones 3437-3387, 3437- 3388 ou 3437-3353.

https://spreadsheets.google.com/ccc?key=0AuocO3v0qCB3dE5pSW9zcjdZLU12bkV2djNhTXMtWnc&hl=pt_BR

A leitura como agente do conhecimento



16/02/2010

Ricardo Azevedo

  É lendo que desenvolvemos nosso pensamento crítico. Sem ele, os jovens serão sempre presa fácil da propaganda enganosa e da alienação.
  Recentemente, no rádio, um locutor falava em liberdades individuais, no direito de cada cidadão ser o agente de suas próprias decisões e na importância da diversidade de opiniões. Imaginei que fosse alguma ONG em defesa da democracia. Nada disso. O texto era patrocinado por um fabricante de cigarros! A liberdade a que se referia, no fundo, era uma só: a de optar por ser fumante, contrariando todas as informações médicas disponíveis.
  São complexos os desafios da educação nos dias de hoje. Creio que alguns deles nem sempre são lembrados. É preciso formar nossas crianças e jovens de maneira que sejam capazes de perceber que discursos válidos e civilizadores podem ser utilizados como ações de marketing e propaganda (e também por políticos corruptos e regimes autoritários).
  Que discutam o que é autoridade (a confiança conquistada legitimamente), autoritarismo (a obediência obtida à força) e omissão (a desresponsabilização diante, por exemplo, de pessoas inexperientes ou dependentes e, num outro patamar, diante da sociedade).
  Que tenham claro que a liberdade é muito boa, mas tem limites: ninguém tem direito de desrespeitar o direito dos outros. Que compreendam que são responsáveis não apenas pela construção de suas vidas particulares mas também pela da sociedade em que vivem.
   Que aprendam a estudar (poucas escolas ensinam isso) e tenham o melhor preparo técnico possível sem jamais se esquecer de certas características de qualquer ser humano: somos incapazes de viver sem uma sociedade; somos capazes de construir linguagens e símbolos (e não apenas utilizá-los e repeti-los); temos dificuldade de distinguir a subjetividade da objetividade; somos efêmeros (morremos), corporais e passíveis de prazer e sofrimento; podemos pensar em assuntos abstratos como justiça, moral, política e estética; transformar a natureza e a sociedade (para melhor ou para pior) e, ainda, fazer projetos para, com sorte e competência, construir um futuro melhor (onde haja maior coincidência entre os interesses de todos e os interesses de cada indivíduo).
   Que conheçam os extraordinários avanços da modernidade, mas também suas inúmeras contradições. Que tenham acesso à multifacetada cultura de nosso país. Que estejam conscientes das desigualdades de nossa sociedade (por serem imorais e injustificáveis, elas costumam deixar nossas crianças e jovens confusos e céticos). E ainda que sejam levados a compreender que não são a platéia, mas sim os protagonistas do futuro e que, na escola, estão se preparando para construí-lo e ressignificá-lo.
   Não sou pedagogo e conheço pouco os diferentes métodos educacionais. Sejam quais forem, a meu ver, deveriam ter por base assuntos como esses. Eis por que a leitura sempre terá um papel fundamental: desenvolvemos nosso pensamento crítico, principalmente, por meio dela. Sem ele, nossas crianças e jovens, tanto faz de que classe social, serão presa fácil da propaganda enganosa, da alienação e do niilismo.

FONTE :   http://www.leituracritica.com.br

Secretaria de Educação do RJ lança o Currículo Mínimo




  A Secretaria de Educação do Rio de Janeiro lançou nesta segunda-feira, dia 14, o Currículo Mínimo, que  define seis disciplinas (Língua Portuguesa/Literatura; Matemática; História; Geografia; Sociologia e Filosofia) como prioritárias nas unidades da rede.
  A ação marca o começo da implantação do novo Programa de Educação do Estado. Equipes disciplinares de professores da rede estadual conduziram a concepção, redação e revisão dos livretos explicativos.
  De acordo com a diretora de Pesquisa e Orientação Curricular da pasta, Beatriz Pelosi, o Currículo Mínimo procurou contemplar todos os conhecimentos importantes para que o aluno tenha uma formação completa.
"Com o cumprimento dele, o aluno também tem a garantia de estar sendo preparado para avaliações como a Prova Brasil e o Enem", disse. "O Currículo Mínimo não define métodos, materiais didáticos ou formatos, mas sim resultados: o que o aluno deve ser capaz de fazer e saber ao final de cada ano de ensino, dentro de alguns temas, conteúdos, competências e habilidades", detalhou Beatriz.

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