Sugestões de leitura para professores




Abaixo relacionamos algumas sugestões de leitura  enviadas pelos PCOP's da Oficina Pedagógica.

A grande maioria dos livros foram encaminhados as unidades escolares por meio do programa Sala de Leitura - FDE no ano de 2010 ou fazem parte do acervo das escolas por meio recebimento de outros projetos.



ARTE

Barbosa, Ana Mae (Organização);  Arte-Educação: leituras no subsolo; São Paulo: Cortez, 1997.
ARGAN, Giulio Carlo; Arte moderna; São Paulo:Editora Companhia das Letras, 1992
Dorfman, Ariel e  Mattelart, Armand; Para ler o Pato Donald – Comunicação de massa e colonialismo;  São Paulo: Editora Paz e Terra, 2010.
Marcondes, B.,  Menezes, G. e Toshimitsu, T.; Como usar outras linguagens na sala de aula; 6.ed., São Paulo: Editora Contexto, 2010

BIOLOGIA

SILVA, Marta Cassaro da; HAINARD, François. O ambiente: uma urgência interdisciplinar. Marta Cassaro da Silva; François Hainard- Campinas: Papirus, 2005. 
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Disciplina: construção da disciplina consciente e interativa em sala de aula e na escola. 18ª ed - São Paulo: Libertad Editora, 2010.
ENGE, Peter. Escolas que aprendem: um guia da Quinta Disciplina para educadores, pais e todos que se interessam pela educação. Trad. Ronaldo Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2005.


CICLO I

BRASIL, Secretaria de Educação fundamental (1997).  Parâmetros Curriculares Nacionais, Língua Portuguesa, 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental. MEC/SEF, Brasília; 1997.
BRASIL, Secretaria de Educação fundamental (1997).  Parâmetros Curriculares Nacionais, Matemática, 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental.Vol. 3. MEC/SEF, Brasília; 1997.
COLL, César; TEBEROSKY, Ana. Aprendendo matemática. São Paulo: Ática, 2000.
FERREIRO, E. A escrita como sistema de representação. In: Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez Editora, 1990. pp. 10-16.
_______________ As concepções das crianças a respeito do sistema de escrita. In: Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez Editora,1985.
__________& Teberosky, A. A evolução da escrita. In: Psicogênese da língua escrita. Cap. 6. Porto Alegre (RS): Editora Artes Médicas, 1984.
KAMII, Constance. A criança e o número. Campinas: Papirus, 1987.
LERNER, Délia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. In: É possível ler na escola. Porto Alegre: Artmed, 2002. (pp.87 a 92).
MACEDO, Lino de; PETTY, Ana Lucia Sícoli; PASSOS, Norimar Christe. Aprender com jogos e situações-problema. Porto Alegre: Artmed, 2000.
NEMIROVSKY, M. Antes de começar: que hipóteses fazem as crianças sobre o sistema de escrita? In: O ensino da linguagem escrita. Porto Alegre. RS. 2002.
PARRA, Cecília; SAIZ, Irma (org.) Didática da Matemática: Reflexões Psicopedagógicas. Porto Alegre: Artmed, 1996.
PROFA/ Letra e Vida. Módulo 1, Unidade 3, Texto 5. Como se aprende a ler e escrever ou, prontidão, um problema mal colocado. Brasília: MEC / SEF, 2001.
PROFA/ Letra e Vida. Módulo 1, Unidade 4, Texto 5. Por que e como saber o que sabem os alunos. Brasília: MEC / SEF, 2001.
WEISZ, T. & SANCHES, A. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. Cap.3 e 5. São Paulo: Ática, 1999.
WEISZ, Telma. Existe vida inteligente no período pré-silábico? In: PROFA/ Letra e Vida. Módulo 1, Unidade 4, Texto 4. Brasília: MEC / SEF, 2001.
ZABALA, Antoni.  As relações interativas em sala de aula: o papel dos professores e o dos alunos. In: A prática educativa – como ensinar. Porto Alegre (RS): Artmed, 1998.

CIÊNCIAS

Abramovay, Miriam. Drogas nas escolas: versão resumida. Brasília: UNESCO, Rede Pitágoras, 2005. 143 p.
São Paulo (Estado) Secretaria do Meio Ambiente/ Coordenadoria de Educação Ambiental . Ecocidadão. São Paulo: SMA/CEA, 2008. 116 p.
Oliveira, Gilvan Sampaio de. Mudanças climáticas: ensino fundamental e médio. Brasília: MEC, SEB,MCT, AEB, 2009. 348 p.


EDUCAÇÃO ESPECIAL


MANTOAN, Maria Tereza - Compreendendo a Deficiência Mental - Novos caminhos Educacionais, Editora Scipione
 MANTOAN, M. Tereza e colaboradores - A Integração da pessoa com deficiência – Contribuições para uma reflexão sobre o tema; Editora Memnon, 2003.
 MITLLER, Petter – Educação Inclusiva – contextos sociais; Editora Artmed, 2003.
FONSECA, da Vitor - Aprender a Aprender: A educabilidade cognitiva – Ed Artmed. 1998
CARVALHO, Rosita Edler – Educação Inclusiva com os pingos nos Is – Editora Mediação.2004
STAINBACK, Susan- Inclusão: um guia para educadores; trad. Magda França Lopes- Ed. Artes Médicas Sul, 1999.
Educação Inclusiva: Direito a Diversidade - Documento Orientador MEC – Brasília 2005
ASSUMPÇÃO, Francisco Baptista – Introdução ao estudo da Deficiência Mental. Editora Mennon
 FARAH, Itamar Marcondes , Pagnanelli, Nancy. Somos todos iguais. São Paulo: Memnon, 1998
 Julie Dockrell e John Mcshane - Crianças com Dificuldade de Aprendizagem- Uma Abordagem Cognitiva - Editora – Artes Médicas Sul
PRIOSTE, Cláudia; Raica, Darci; Machado, Maria Luiza Gomes - 10 Questões Sobre a Educação Inclusiva da Pessoa Deficiência Mental  - Editora Avercamp - 2006
 BRASIL. Lei 10.098 Acessibilidade. Publicada no Diário Oficial da União em 19/12/2000.
BRASIL. Lei 10.436. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Publicada no Diário Oficial da União em 24/04/2003.
 BRASIL. Decreto Nº 5.626. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Publicada no Diário Oficial da União em 22/12/2005.
 BRASIL. Ministério da Educação/Secretaria de Educação Especial/Instituto Nacional de Educação de Surdos. Dicionário Digital de Língua Brasileira de Sinais.
Produzido pelo Ministério da Educação/Secretaria de Educação Especial e com apoio do Instituto Nacional de Educação de Surdos, este material publicado em CD,
 FELIPE, Tânia; MONTEIRO, Myrna S. Libras em Contexto. Brasília: MEC - SEESP – Programa Nacional de Apoio à Educação dos Surdos, 2001.


EDUCAÇÃO FÍSICA

MEDINA, João Paulo S. A educação física cuida do corpo... e "mente". Campinas : Papirus, 1983.
PAES,R.R. A pedagogia do esporte e os jogos coletivos. In: ROSE JÚNIOR, D. Esporte e Atividade Física na infância e na adolescência: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FILOSOFIA
 KONDER, Leandro. O que é Dialética. 17. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987. (Col. primeiros passos; 23).
WEBER, Max. A Ética Protestante e o “Espírito” do Capitalismo. Tradução de
José Marcos Mariani de Macedo; Revisão e Edição de Antônio Flávio Pierucci.
São Paulo: Companhia das Letras. 2006
 COSTA, Cristina. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. 2. ed. – São Paulo: ed. Moderna, 1997.
 CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia - São Paulo: Ática, 2000.

 FÍSICA

Garlick, Mark. O universo em expansão; trad. Vera de Paula Assis. 2ª ed. - São Paulo: Publifolha, 2010. - (Série Mais Ciência / editor da série John Gribbin). 72p.
Freire Junior, Olival. Carvalho Neto, Rodolfo Alves de. O universo dos quanta: uma breve história da física moderna. São Paulo: FTD, 1997. - (Coleção história, ciência, técnica, invenções e profissões). 95p.
Pietrocola, Maurício. Figueiredo, Aníbal. Calor e temperatura. São Paulo: FTD, 2000. - (Física um outro lado). Ed. reformulada. 63p.
Pietrocola, Maurício. Figueiredo, Aníbal. Um olhar para os movimentos. São Paulo: FTD, 2000. - (Física um outro lado). Ed. reformulada. 62p.
Pietrocola, Maurício. Figueiredo, Aníbal. Luz e cores. São Paulo: FTD, 2000. - (Física um outro lado). Ed. reformulada.64p.
Abdalla, Maria Cristina Batoni. O discreto charme das partículas elementares.  São Paulo: Editora UNESP, 2006. 344p.
Hewitt, Paul G. Física conceitual. Trad. Trieste Freire Ricci e Maria Helena Graviana. 9ed. Porto Alegre: Bookman, 2002.
Gilmore, Robert. Alice no país do quantum: uma alegoria da física quântica. Trad. André Penido. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. 192p.
Cugota, Lluís. Meu nome é Albert Einstein. 2 ed. Trad. Julia Duarte. São Paulo: Publifolha, 2010. 64p, (Meu nome é ___).
GREF - Grupo de Reelaboração do Ensino de Física. Física 1. 5 ed. São Paulo: Editora da USP, 2007.
GREF - Grupo de Reelaboração do Ensino de Física. Física 2. 5 ed. São Paulo: Editora da USP, 2007.
GREF - Grupo de Reelaboração do Ensino de Física. Física 3. 5 ed. São Paulo: Editora da USP, 2007.
Cachapuz, António et al. A necessária renovação do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 2005. 263p.
Brennan, Richard P. Gigantes da física: uma história da física moderna através de oito biografias. Trad. Maria Luiza X. de A. Borges. ed. rev. Rio de janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.290p..
Wolke, Robert L. O que Einstein disse a seu cozinheiro: a ciência na cozinha: (inclui receitas). Trad. Helena Londres. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003. 297p.
Simmons, John C. Os 100 maiores cientistas da história: uma classificação dos cientistas mais influentes do passado e presente. Trad. Antonio Canavarro Pereira. 6 ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2010. 584p.
Barreto, Márcio. Física: Newton para o ensino médio. Campinas, SP. Papirus, 2002. 106p.


HISTÓRIA

HERNANDEZ, Leila Maria Gonçalves Leite. A África na sala de aula: visita à história contemporânea. São Paulo: Selo Negro, 2008.



LEM – INGLÊS

LAGO, Andreza  - Tasks That Work – Barueri, SP : DISAL, 2007
SWAN, Michael – Practical English Usage – New York, OXFORD, 2010 – 3rd edition
HOLDEN, Susan – O Ensino da Língua Inglesa nos Dias Atuais – SP, MACMILLAN, 2009
SOUZA, Adriana G. Fiori  (et al.)– Leitura em Língua Inglesa – uma abordagem instrumental – São Paulo – DISAL, 2005


LÍNGUA PORTUGUESA

KOCH, Ingedore G. V.; TRAVAGLIA, Luis Carlos. A Coerência Textual. 12ª ed. São Paulo: Contexto, 2001.
 KOCH, Ingedore V., ELIAS, Vanda Maria. Ler e Compreender os Sentidos do Texto. São Paulo: Contexto, 2006

GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula. 1ª ed. São Paulo: Atica, 2006.
 LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6 ed.São Paulo, Ática, 2000.
 JOLIBERT, Josette. Além dos muros da escola: a escrita como ponte entre alunos e comunidade. 1ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
 BRANDÃO, Helena Nagamine. (Coord.). Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. 3.ed. São Paulo, Cortez, 2002.
 BRANDÃO, Helena Nagamine, MICHELETTI, Guaraciaba (Coords.). Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos. 2.ed. São Paulo: Cortez, 1998.
 CITELLI, Adilson (Coord.). Aprender e ensinar com textos não escolares. 2.ed. São Paulo: Cortez, 1998.
 GERALDI, João Wanderley, CITELLI, Beatriz (Coords.). Aprender e ensinar com textos de alunos. 2.ed. São Paulo: Cortez, 1998.
 NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. São Paulo: UNESP, 2000.

 


MATEMÁTICA

BOYER, Carl B. História da Matemática. São Paulo: Edgard Blucher, 1996.
CARAÇA, Bento de Jesus. Conceitos Fundamentais da Matemática. Lisboa: Gradiva, 1998.
COURANT, Richard, ROBBINS, Herbert. O que é Matemática? Uma abordagem elementar de métodos e conceitos. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2000.
DAVIS, Philip J., HERSH, Reuben - O Sonho de Descartes. O mundo de acordo com a Matemática. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1988.
KAMII, Constance. A criança e o número, editora: Papirus, São Paulo 1990. 11° edição
PISA. Competências para o mundo de amanhã, volume 1:Análise editora: Moderna, São Paulo , 2006
SMOLE, K. DINIZ, M.I.(orgs.) Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001

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